Apresentação

A Casa da América Latina foi criada em 1998 com a missão de aproximar Portugal da América Latina através do estímulo ao conhecimento e da cooperação com os Países latino-americanos.

É uma associação sem fins lucrativos e de direito privado, constituída pelo Município de Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelas Embaixadas dos Países Latino-Americanos e por um conjunto de empresas.

A sua acção desenvolve-se em quatro áreas que se articulam em dois eixos fundamentais:

Cultura e Conhecimento, com actividades em várias áreas culturais e artísticas e no campo das ideias e do conhecimento, com seminários, conferências, encontros temáticos e programas específicos de âmbito cultural, universitário e científico.

Economia e Política, com actividades no campo empresarial de promoção e desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre Portugal e os Países Latino-Americanos, bem como no campo político-diplomático, enquanto entidade vocacionada para a cooperação institucional.

Programação

O objectivo da programação é dar a conhecer as sociedades latino-americanas nas suas várias dimensões, considerando a história, analisando a actualidade e perspectivando o futuro da América Latina.

As actividades culturais e artísticas abrangem áreas como a música popular e erudita, línguas e literatura, teatro e artes performativas, cinema, gastronomia, dança, artes plásticas e fotografia, numa pluralidade de formatos possíveis (café-concertos, recitais, exposições, mostras, ateliers, cursos).

De destacar ainda as actividades específicas no campo económico e político–diplomático, com workshops, encontros, seminários, palestras e outras iniciativas relativas às relações comerciais e institucionais com a América Latina.

As actividades da CAL são organizadas em colaboração com os seus associados e/ou com o apoio de instituições de referência em diferentes áreas como, por exemplo, o FESTIVAL DE ALMADA, a ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA, a EGEAC (Festas de Lisboa) e o CIES-ISCTE-IUL (Curso de Verão “América Latina Hoje”). O Prémio de Literatura CAL/BANIF e o Programa Universitário CAL/SANTANDER TOTTA são ainda iniciativas de referencia da Casa da América Latina.

Associados

Podem ser associadas da CAL todas as pessoas singulares ou colectivas, em Portugal ou em outros países, incluindo organizações internacionais, que queiram contribuir para a prossecução dos seus fins. Existem quatro categorias de associados:
– Os associados efectivos, que participam de forma activa e permanente na vida da instituição;
– Os associados honorários, pessoas singulares ou colectivas distinguidas por serviços prestados à CAL ou por reconhecimento da sua acção no espaço ibero-americano;
– Os associados cooperantes, pessoas singulares ou colectivas que se associam de forma específica;
– Os associados aderentes, também denominados de Amigos da CAL, que são pessoas singulares que têm acesso a um conjunto de benefícios no âmbito das actividades ou serviços associados da CAL.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s