Trabalhos sobre o México vencem Premio Ibero-americano 2012

[Notícia do SEGIB] Decorreu no dia 20 de Fevereiro, na Universidade Carolina, em Praga, a cerimónia de entrega do Prémio Ibero-Americano, este ano na sua XVII edição, na presença da Primeira-dama da República Checa, Lívia Klausová, que patrocina o prémio.

A edição 2012 do prémio contou com 12 concorrentes, tendo o primeiro lugar sido atribuído, ex-aequo, a Marek Atanasiev, aluno de Filologia Portuguesa na Universidade de Masaryk, em Brno, com um trabalho dedicado à Personagem de D. Madalena de Vilhena na obra Frei Luis de Sousa, de Almeida Garrett, e a Jan Stílecký, da Universidade Carolina em Praga, com o ensaio Imagen de la Revolución mexicana en la novela de Carlos Fuentes. O terceiro lugar coube a Jana Kratochvílová, com o trabalho Nuevo arte popular mexicano. Alebrijes oaxaqueños.

O Prémio Ibero-americano foi criado em 1994 pelos representantes diplomáticos dos países ibero-americanos, para apoiar a investigação e o conhecimento sobre os países da América Latina e da Península Ibérica na República Checa, por parte dos estudantes checos da língua portuguesa e castelhana.

Durante a cerimónia, o Reitor da Universidade Carolina, Prof. Vacláv Hampl, destacou a importância do prémio para a divulgação dos países ibero-americanos e das disciplinas e culturas a eles associadas, referindo que «graças ao interesse dos estudiosos e à disposição das universidades para fundar novos institutos, tem vindo a crescer, nos últimos vinte anos, o número de centros universitários que se ocupam do mundo ibero-americano. Também aumentaram significativamente as possibilidades de realizar intercâmbios em Espanha, Portugal ou América Latina».

Tal como na edição anterior, foi também este ano, Secretário Pro-Tempore do Prémio, o embaixador da Venezuela nesta cidade, Victor León.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Conhecimento. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s