AICEP promove negócios e empresas portuguesas no Brasil

[Notícia Dinheiro Vivo/Diário de Notícias] A realizar de 4 a 9 de dezembro, em S. Paulo, a “Sentir Portugal” insere-se nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil.

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – realiza de 4 a 9 de dezembro, no parque Ibirapuera, em São Paulo, Brasil, a mostra “Sentir Portugal”, uma ação de promoção inserida nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil.

Em comunicado, a AICEP afirma que o objetivo da mostra é “reforçar a imagem de um país inovador, moderno e dinâmico”, contando para isso com “uma experiência sensorial de aromas, luz e cores” que remetem para Portugal através de um “túnel temático que recria ruas e ambientes portugueses”.

O “túnel temático” servirá para dar a conhecer “diversas dimensões da marca Portugal” como o turismo , a arquitetura, a energia, a tecnologia ou as indústrias criativas”, refere a AICEP.

O chef José Avillez – cujo restaurante Belcanto, em Lisboa, foi recentemente distinguido com uma estrela Michelin – estará a cargo da exposição da gastronomia portuguesa no evento.

A AICEP adianta ainda que “será exposto o protótipo do carro elétrico português, haverá um desfile de moda, objetos de mobilidade sustentável e a produção in loco de esculturas em cortiças”.

Pedro Reis, presidente da AICEP, considera que esta é uma “ótima oportunidade para mostrar um Portugal empresarial, sofisticado, moderno e inovador”, elementos que, considera, “explicam o sucesso que as empresas exportadoras obtêm pelo mundo fora na sua ação de internacionalização”.

Já Miguel Horta e Costa, Comissário Geral do Ano de Portugal no Brasil, frisa que o evento “integra o espírito e objetivos” das comemorações “de revelar no Brasil o Portugal Agora”.

“Através de um vasto leque de manifestações, vamos surpreender o Brasil com este Portugal moderno, contemporâneo e arrojado que importa conhecer e sentir”, afirma Horta e Costa.

A AICEP destaca ainda os “laços culturais fortes” que unem Portugal e Brasil, apontando as exportações de 585 milhões de euros em bens para o Brasil em 2011, “um aumento de 33% em relação ao ano anterior”.

Já nos serviços, refere a AICEP, as vendas de Portugal ao país sul-americano aumentaram 13%, totalizando “cerca de mil milhões de euros”, uma soma alavancada pelo aumento de 17% – de 1302 em 2011 para 1561 atualmente – do número de empresas nacionais a exportar para o país.

A agência presidida por Pedro Reis lembra ainda que o Brasil é o terceiro principal destino do investimento português no exterior, com um investimento de 555 milhões de euros em 2011.

Já a modernização das infra-estruturas do Brasil, com a organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, será uma oportunidade para as empresas portuguesas se associarem “com o seu know-how”, conclui a AICEP.

Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s