Festival habanero homenageará a maestros do cinema mundial

Havana, 21 nov (Prensa Latina) Quatro reconhecidas figuras do celuloide mundial serão homenageadas durante a edição 34 do Festival Internacional do Novo Cinema Latinoamericano na capital cubana do 4 ao 14 de dezembro.

Os seguidores do diretor francês Chris Marker (1921-2012) poderão desfrutar de filmes e documentários como La jetée (1962), La embajada (1973), EL último bolchevique (1982) e Gatos encaramados (2004), entre outras 10 produções, como parte de uma mostra do mais representativo de seu filmografía.

Sobre a vida e obra deste cineasta, poeta, escritor e fotógrafo que se distinguiu por seu firme compromisso político, grande curiosidade sobre o mundo e busca da privacidade se exibirão duas documentários: Marker 72 (2011), de Miguel Angel Vidaurre, e Chris Markerstudio (2012), de Agnés Varda.

Os amantes do cinema do diretor japonês Kenji Misumi (1921-1975) poderão acercar-se a algumas de suas histórias de espadachines, donzelas e fantasmas através de emblemáticos filmes como Zatoichi, o espadachim cego (1962), A espada (1964) e Rio de lágrimas (1967), entre outras que refletem seu estilo atípico e inovador.

Considerado como o diretor dos melhores longo metragems da saga Zatoichi, Misumi é recordado de maneira especial por suas geniales coreografías de alta tensão, sem cortes, com planos laterais e movimentos de câmera suaves, segundo resenha a crítica.

Célebre por seus filmes de animação que têm influído em reconhecidos cineastas como Tim Burton, Terry Gilliam e os irmãos Quay, entre muitos outros, o artista checo Jan Svankmajer será o quarto homenageado no Festival habanero.

Deste artista gráfico, escultor, desenhador e poeta surrealista, o público cubano poderá apreciar oito de suas fitas, entre elas O apartamento (1968), Flora (1989), Comida (1992), Locura (2005) e Sobrevivendo a la vida (2010), onde em suas histórias se entremisturam bonecos e atores reais como selo distintivo de seu cinema.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s