Presidente da Colômbia já chegou e também traz negócios na bagagem

[Notícia do Jornal de Negócios] O espaço aéreo português não fechou. Mas o presidente da Colômbia chegou terça-feira a Portugal para a primeira visita oficial de um chefe de Estado colombiano. O Governo também já visitou a Colômbia, com promessas de mais relações comerciais entre os dois países.

“Chegámos a Portugal e estamos entusiasmados com a agenda económica”, escreveu o presidente colombiano Juan Manuel Santos, no “twitter” presidencial à chegada a Lisboa. A agenda económica acontecerá, particularmente, no segundo dia da visita de Estado, dia 15 de Novembro, quando abrirá um encontro de empresários luso-colombianos, antes de se encontrar com o primeiro-ministro Passos Coelho.

Esta quarta-feira, no primeiro dia da visita oficial, a agenda é realizada com o Presidente Cavaco Silva, com quem inaugurará uma exposição do pintor e escultor colombiano Fernando Botero, que se encontra na comitiva. Vêm, também, três ministros e cinco empresários colombianos. Ao que o Negóciosapurou integram a comitiva Germán Efromovich, que está a tentar comprar a TAP, Víctor Manuel Cruz, presidente da Odinsa, e John Fredy Pareja, presidente da Zona Franca de Pereira.

À chegada a Figo Maduro, citado pelo serviço de informação do Governo, Juan Manuel Santos lembrou que “com Portugal praticamente não tínhamos comércio, não tínhamos investimentos e nestes últimos anos a situação mudou radicalmente. De um investimento de dois milhões de dólares vamos passar a quase mil milhões de dólares”.

Mil milhões que empresas portuguesas se dispõem a investir na Colômbia, um país que tem uma média de crescimento económico nos últimos dez anos de 4%-5%. O PIB per capita passou de 7.400 dólares em 2008 para os 10.400 dólares em 2011. A Colômbia tem 47 milhões de habitantes. É um mercado apetecível para a Jerónimo Martins que tem em andamento o investimento que levará à abertura das primeiras lojas em Fevereiro ou Março, para em cinco anos ficar com um total de duas mil unidades.

Outro investimento relevante de Portugal na Colômbia é da Prébuild que está a construir fábricas de materiais de construção. Ou da Mota-Engil, que tem várias obras em desenvolvimento. E da ETE que é o investidor português há mais anos na Colômbia e que ainda recentemente instalou uma nova grua num porto colombiano para a transfega de carvão, que é, aliás, o produto que mais compramos à Colômbia.

Se de Portugal para a Colômbia este é o momento de maior investimento, o inverso é igualmente verdadeiro, ainda que até agora sejam apenas intenções. A Avianca está indirectamente ligada à privatização da TAP, já que o proprietário da companhia colombiana, Germán Efromovich, é o candidato único à compra da transportadora portuguesa. E a Odinsa está na corrida à ANA, associada à Mota-Engil.

As privatizações portuguesas serão um dos principais pontos na agenda bilateral, até porque também os Correios da Colombia poderão ter interesse nos CTT. Mas o embaixador da Colômbia, Germán Barragán, acredita que as privatizações não vão dominar a visita oficial.

Por concluir ficará o acordo para a dupla tributação que tem de ser aprovado pelo Congresso colombiano. Serão assinados acordos na área da aviação, educaçãoe segurança.

Agenda da visita

Depois da Alemanha, Portugal recebe a Colômbia

Dia 14 de Novembro

De manhã deposita flores no túmulo de Camões e visita o Mosteiro dos Jerónimos, de onde segue para o Palácio de Belém. Visita o Museu dos Coches, antes do almoço no Pestana Palace, de onde segue para a autarquia de Lisboa. Antes do banquete no Palácio da Ajuda inaugura a exposição, nesse monumento, de Botero sobre “A Paixão de Cristo”.

Dia 15 de Novembro

Depois da abertura do Foro Empresarial, organizado pela Proexport, Juan Manuel Santos segue para a Assembleia da República e depois tem encontro marcado com Passos Coelho, com quem assinará os acordos previstos e com quem almoçará. Parte, depois, para Espanha, para visita de Estado, antes da cimeira Ibero-Americana em Cádiz.

Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s