Minho recebe oportunidades de negócio da América Latina

[Rui de Lemos / Diário do Minho] Oito embaixadores de outros tantos países da América Latina reuniram, ontem, na sede da AIMinho, com empresários da região. O encontro serviu para impulsionar a cooperação empresarial e mostrar oportunidades de negócio.

Os embaixadores em Portugal da Argentina, Chile, Cuba, Equador, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai, bem como o conselheiro económico do embaixador do Brasil, deslocaram-se, ontem, ao Minho para reunir com empresários da região. A iniciativa integra o road-show com embaixadores latino-americanos promovido pela Casa da América Latina (CAL) e Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria, e teve como organizador local a AIMinho. A comitiva contou também com a presença do presidente da CAL, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

“Estas sessões já decorreram em Coimbra, Évora e Santarém e servem para apresentar as regiões, mas também para os países apresentarem oportunidades de negócio. É uma excelente oportunidade para diversificar os mercados de exportações em países com quem temos grande proximidade cultural, geográfica, linguística e mesmo no sistema jurídico”, resumiu António Costa. O autarca e dirigente da CAL sublinhou, ainda, a oportunidade de desenvolver parcerias e oportunidades de dimensão económica na América Latina “a partir de um nível regional e através das pequenas e médias empresas”.

De igual modo, o presidente da AIMinho, António Marques, olha para aquele conjunto de países da américa latina como “uma janela de oportunidade para os empresários da região exportarem”, do mesmo modo que abre aos emissários diplomáticos a porta para “procurarem aqui investidores e investimentos para os seus países”. Ainda segundo o dirigente, a região minhota tem grandes potencialidades e muitas mais-valias. “É uma região fascinante”, qualificou. Aquela imagem foi partilhada pelo embaixador da Argentina, que qualificou o Minho como uma região de “atratividade evidente e declarada”. “Vocês têm um património histórico espetacular. Para qualquer um de nós, o que têm aqui é impressionante e vocês, por vezes, não são conscientes das joias que têm no domínio da beleza natural, do património, da tecnologia e do conhecimento”, considerou Jorge Faurie.

Na reunião de trabalho, na sede da AIMinho, o diplomata ilustrou que a América Latina é hoje “um espaço de democracia e completa liberdade, estruturada e que tem progredido imenso”. Dirigindo-se às dezenas de empresários presentes, Jorge Faurie sublinhou que “quem está sentado nesta mesa pode representar muito do vosso futuro como empresários. E a nossa presença aqui é um estímulo para que vocês possam entrar nos nossos países como parceiros de negócio e investimento”, advogando que a oportunidade “pode representar uma grande mais valia de futuro”

A iniciativa incluiu reuniões com empresários, não só com a partilha das oportunidades de negócio na Argentina, Brasil, Chile, Equador, México, Panamá, Republica Dominicana e Uruguai, mas também na região de Braga, bem como visitas ao Laboratório Internacional de Nanotecnologia e às instalações da Grupo Casais. A ação permitiu “uma troca de informação e contactos”, bem como o estabelecimento de “uma plataforma de grande colaboração para que o Minho possa ter mais mercados e mais espaço para aumentar as nossas exportações”, resumiu António Marques, acrescentando que a iniciativa permitiu “encontrar muitas e diversificadas oportunidades”. Agora, “os empresários têm que fazer o trabalho de casa para encontrar e materializar o que mais lhes interessa”, concluiu.

Hoje, o road-show com embaixadores latino-americanos promovido pela Casa da América Latina efetua uma visita a Guimarães, Capital Europeia da Cultura. A delegação será recebida pela Câmara Municipal de Guimarães e a administração da Fundação Cidade de Guimarães, criando uma oportunidade de contato com agentes culturais locais, entre curadores, programadores e coordenadores de instituições culturais. O programa inclui visitas à Fábrica Asa, Plataforma das Artes e da Criatividade, Instituto do Design e centro histórico.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s