TAP: Governo escolhe Synergy mas admite desistir a meio da privatização

[Notícia do Dinheiro Vivo] O Governo aprovou hoje o caderno de encargos que define as regras da privatização da TAP, afirmou o secretário de Estado dos Transportes após a reunião do Conselho de Ministros.

E confirma-se: a colombiana Synergy Aerospace é a única candidata que reúne as condições para passar à segunda fase de privatização da transportadora aérea. As negociações vão arrancar quanto antes por forma a possibilitar a conclusão da operação até ao final do ano, conforme anunciado pelo Governo, disse Sérgio Monteiro. O encaixe, admite o secretário de Estado, deverá passar para 2013.

O Governo garante, porém, a possibilidade de desistir da venda ao longo do processo, sem qualquer custo. Fica ainda assegurado o direito de preferência. Ou seja, no final do período de indisponibilidade das acções, o Governo garante a preferência caso a Synergy entenda alienar a empresa a uma terceira entidade.

“Foram convidadas 13 entidades para participar na operação. Destas, 10 subscreveram acordos de confidencialidade com a Parpública para ter acesso à informação confidencial. E apenas uma proposta foi considerada como merecedora de passar à próxima fase”, sintetizou Sérgio Monteiro.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes, o dinheiro não é o critério mais importante na privatização da TAP. “Este caderno de encargos também define as obrigações do ponto de vista estratégico e de serviço público”, acrescentou o mesmo responsável. Ou seja, no caderno de encargos ficam definidas as regras gerais da privatização, mas também o contributo adicional que deve ser dado pelo futuro dono da empresa no desenvolvimento da economia nacional (turismo e negócios), das exportações e no desenvolvimento da TAP enquanto companhia de bandeira.

Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s