Exportações aumentam 13,7% em Agosto com forte saída de bens para fora da UE

[Notícia do Público] O ritmo de crescimento das exportações portuguesas voltou a acelerar. As saídas de bens aumentaram 13,7% em Agosto em relação ao mesmo mês de 2011, sobretudo graças a uma forte subida nas exportações para países de fora da União Europeia (UE). Pela segunda vez este ano, as importações aumentaram em termos homólogos.

Dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que as exportações se situaram em 3324 milhões de euros. Quase dois terços deste valor foram registados em exportações com destino a países da UE (2131 milhões de euros, mais 3,7% do que em Agosto de 2011).

Contudo, foi no comércio extracomunitário (1193 milhões) que houve uma subida mais expressiva, de 37,3%.

As importações de países intracomunitários diminuíram 2,1% em termos homólogos, enquanto as entradas de bens de países extracomunitários aumentaram 24,2%, fazendo com que o total das importações aumentasse em termos homólogos 5,5% em Agosto (para 4466 milhões de euros). Desde Janeiro que as entradas de bens não aumentavam em relação ao mesmo mês de 2011.

No trimestre terminado em Agosto, as saídas de bens aumentaram 10,4% e as entradas diminuíram 1,5%, aliviando o défice da balança comercial em 1275 milhões de euros.

Em termos mensais, as exportações diminuíram 18,5% em Agosto de 2012 face ao mês a anterior, reflectindo essencialmente o decréscimo do comércio intracomunitário, enquanto as importações registaram um decréscimo de 3,4%.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s