Evolução recente e perspectivas para os moldes portugueses no Brasil

[Notícia da revista O Molde] Com cerca de 192 milhões de habitantes e um território de di­mensão continental, o Brasil é hoje a primeira economia da Amé­rica Latina e ocupa o sexto lugar no ranking das maiores economias mundiais.

Contexto económico actual

É de assinalar que, fruto do progresso alcançado com as reformas económicas, das condições extremamente favoráveis a nível internacional e do desenvolvimento de políticas sociais, a eco­nomia brasileira registou elevadas taxas de crescimento nos anos mais recentes, muito superiores às verificadas nas três décadas anteriores.

A política económica recente pode ser dividida em duas fases, que cor­respondem, de forma geral, aos dois governos do anterior Presidente, Lula da Silva. A primeira, durante o primeiro mandato (2002-2006), teve como objectivo prioritário alcançar a estabilidade macroeconómica com a correcção de alguns desequilíbrios, como a inflação, através de uma política monetária e fiscal restritiva. Alcançada a estabilidade macroe­conómica, o actual Governo da Presidente Dilma Rousseff pretendeu acelerar o crescimento económico através de um ambicioso programa de investimentos públicos (Programa de Aceleração do Crescimento -PAC), cuja 2a fase foi lançada no final de Março de 2010, e que contem­pla, sobretudo, as infraestruturas, o meio ambiente e a energia.

Consulte o artigo.

Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Uma resposta a Evolução recente e perspectivas para os moldes portugueses no Brasil

  1. Pingback: Evolução recente e perspectivas para os … – Casa da América Latina | Info Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s