“Milagre econômico” chega ao Rio e Câmara Portuguesa convoca investidores

[Notícia do Jornal Mundo Lusíada] “Estamos de braços abertos para auxiliar as empresas portuguesas que queiram vir para o Rio”. A afirmação é de Paulo Elísio de Sousa, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, após a notícia de que a Agência Internacional Standard & Poor’s atestou a credibilidade da economia carioca.

O milagre econômico parece ter chegado à cidade Patrimônio da Humanidade e a Câmara portuguesa não está disposta a deixar passar em branco as oportunidades.

A agência classificadora de risco S&P indicou que o risco de investir no Rio é baixíssimo, o que foi atestado após a cidade receber as classificações BBB- na escala global e AAA na escala nacional. Esta é a terceira vez consecutiva que o Estado recebe essas notas. O Rio foi o primeiro estado do Brasil a receber o investment grade, que funciona, segundo o secretário de Fazenda do Rio, Renato Villela, como uma espécie de chancela econômica.

“Para um estado em que, há 15 anos, não havia certeza sobre o pagamento a credores e até mesmo ao funcionalismo, essa é uma melhora e tanto”, avalia Villela.

Na opinião de Paulo Elísio de Sousa o reconhecimento é fruto do investimento em infraestruturas na cidade. “O Rio está sendo reconhecido pela demonstração de capacidade de gerir suas contas. É uma cidade que tem investido muito em infraestrutura e, mesmo assim, permanece com as contas públicas equilibradas”, afirma Paulo Elísio, que acredita que o Rio “está em um momento de franco crescimento, recebendo incentivos públicos e privados”, sendo o Estado que “mais se destaca pelas oportunidades que se abrem com a realização da Copa do Mundo, em 2014, dos Jogos Olímpicos, em 2016, além do grande potencial na área de energia”.

Paulo Elísio é um dos maiores defensores da necessidade e viabilidade de se investir no Rio. Durante eventos que envolvem investidores portugueses e brasileiros, o responsável pela Câmara Portuguesa na cidade maravilhosa sublinha que o Estado do Rio é plenamente confiável e seguro para receber investimentos. Agora, o seu argumento ganha força, após a avaliação da agência.

“Temos acompanhado a recuperação da economia carioca com um crescimento consistente, o que garante a possibilidade de sucesso para quem pretende investir na cidade. E essa demonstração de equilíbrio econômico, ratificada pela recente classificação da agência S&P, reforça a convicção do quanto é seguro investir aqui”, reforça Paulo Elísio, que acredita que a notícia pode melhorar as trocas comerciais entre os dois países irmãos.

“Nos últimos anos, as relações comerciais entre Brasil e Portugal ganharam maior destaque. Além dos laços históricos existentes, o atual posicionamento internacional do nosso mercado e o agravamento da crise internacional tiveram muita influência. E estamos de braços abertos para auxiliar as empresas portuguesas que queiram vir para o Rio”, confirma.

Câmara realiza encontros para dinamizar relações comerciais

Para fazer acontecer todo esse processo, seguro, de investimento, e dar a conhecer as possibilidades existentes, a Câmara Portuguesa carioca levou a cabo o primeiro Business Cocktail, no último dia 19. O objetivo do evento foi proporcionar oportunidades de contato entre os associados da Câmara, a comunidade jovem portuguesa do Rio e interessados em ampliar o networking e alavancar negócios, tudo isso numa atmosfera informal, num restaurante, no Centro do Rio.

No início de julho, dia 3, houve ainda um almoço-palestra com o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, sob a temática: “Oportunidades de Negócios em Portugal”. O encontro reuniu empresários da comunidade luso-brasileira que discutiram as vantagens e oportunidades de negócios em Portugal e o apoio da AICEP aos empresários que planejam se expandir para o mercado europeu.

A Câmara recebeu também Diogo Araújo, presidente da SOFID, que é o banco de desenvolvimento português, de capital público e privado. Nessa oportunidade, o objetivo foi apresentar a instituição financeira criada especificamente para financiar empresas que queiram investir em países com elevado potencial de crescimento, como Brasil e Moçambique.

Governo do Rio divulga resultados positivos em Londres

No último dia 25, o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, esteve em Londres, onde participou no Business Leaders Lunch, promovido pela agência Rio Negócios. O almoço, que teve lugar no Royal Society of Arts, Manufactures and Commerce, reuniu cerca de 60 executivos de grandes empresas nacionais e estrangeiras. O governador falou sobre as oportunidades de negócios no Rio, destacando os investimentos recentes e as transformações pelas quais o Estado vem passando nos últimos anos.

Durante a apresentação, Sérgio Cabral assegurou aos empresários britânicos e brasileiros que a política de Segurança Pública do Rio é um dos principais ativos do Estado, tendo como foco atrair novos investimentos.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s