Fotógrafo brasileiro mostra Portugal através de janelas

[Notícia do Boas Notícias] A tradição e a modernidade de Portugal mostrada através de janelas de norte a sul do país está patente na exposição de 24 fotografias inaugurada esta semana, em São Paulo, na Casa de Portugal, pelo engenheiro civil e fotógrafo Hênio Souza.

“As janelas provocam uma curiosidade. Olhamos e ficamos impressionados com a arquitetura, mas ficamos a pensar sobre o que pode estar a acontecer dentro dos edifícios”, disse Hênio Souza, brasileiro de Cachoeira Paulista, cidade no interior de São Paulo, e luso descendente.

As fotografias retratam desde a conhecida janela da Quinta das Lágrimas, do século 14, por onde passou Inês de Castro, até às amplas janelas de vidro de um hotel em Vila Nova de Gaia, coloridas pelo alaranjado de um pôr-do-sol sobre um rio.

Um mês, mais de duas mil imagens de janelas

Hênio Souza demorou um mês para percorrer Portugal e registar mais de duas mil imagens de janelas de edifícios, casas, hotéis e igrejas, em ambientes urbanos e rurais de locais como Porto, Coimbra, Évora e Lisboa.

As melhores foram selecionadas para a exposição, organizada pelo Turismo de Portugal. A dois meses do lançamento do Ano de Portugal no Brasil, a exposição “abre as janelas de Portugal” ao público de São Paulo, segundo o fotógrafo.

Hênio Souza foi selecionado para o trabalho através de um concurso promovido pelo Turismo de Portugal e pelo Grupo Pousadas, que premiou a mais bela fotografia entre 42 de diferentes autores, que foram tiradas em Pousadas em Portugal e expostas no consulado em São Paulo, tendo a votação sido feita pelo público.

“A exposição aproxima Portugal dos brasileiros e da comunidade luso-brasileira”, afirmou Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. O mesmo responsável salientou que a mostra irá percorrer várias cidades do Brasil, sempre em casas da comunidade portuguesa.

O lançamento da exposição marcou o 77.º aniversário da Casa de Portugal, em São Paulo, e contou com a presença do cônsul-geral Paulo Lourenço.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s