Livros aproximam Portugal e Brasil

[Notícia do Jornal de Notícias]

Durante 10 dias, viajaram de norte a sul do país. Não se ficaram por Lisboa e Porto, nem pelos locais mais turísticos. Aventuraram-se pelo Minho (Braga e Guimarães), não passaram à margem de Coimbra e Évora, muito menos de Arouca, terra de origem de Vítor Alegria, o editor português radicado no Brasil há meio século que promove Viagem às nascentes da língua portuguesa.

Pelo quinto ano consecutivo, Alegria – promotor incansável da cultura portuguesa no Brasil – procurou mostrar o Portugal profundo às duas dezenas de convidados brasileiros, escritores e intelectuais na sua maioria. Da comitiva fez parte o escritor goiano Alaor Barbosa, finalista de uma das mais recentes edições do Prémio Leya, com o romance Eu, Peter Porfírio, o maioral0, publicado pela Dom Quixote. Embora já conhecedor da realidade portuguesa, o escritor mostrou-se “encantado” com o saldo da visita, que “em muito contribui para a divulgação de Portugal no Brasil”.

Durante a permanência em terras portuguesas, a comitiva assistiu à inauguração da mostra Brasília, ontem e hoje, de Hermínio Oliveira. Patente na Biblioteca Municipal do Porto, a exposição pode ser visitada até 15 de agosto.

Em Guimarães, como noutras localidades por onde passaram, os visitantes ofereceram à biblioteca local largas dezenas de exemplares de obras.

No próximo ano, os moldes do projeto serão alargados, devido às comemorações do 50º aniversário da visita de Juscelino Kubitschek a Portugal.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s