Empresas brasileiras do setor de TI buscam parcerias em Portugal

[Texto ApexBrasil] As cidades de Lisboa, Aveiro e Porto receberam, neste mês, a terceira edição do Rio Info Portugal (www.rioinfoportugal.com.br), um dos principais eventos empresariais dedicado à Tecnologia da Informação (TI) e realizado anualmente em Portugal e no Brasil.

Elas foram escolhidas por algumas particularidades: Lisboa é sede de grandes empresas. Maia, na região do Porto, é um grande polo tecnológico e Aveiro, um importante centro em soluções de mobilidade.

A iniciativa, organizada pela RioSoft (www.riosoft.softex.br), integra a pauta de ações do projeto de promoção de exportações de software e serviços de TI gerenciado pela SOFTEX (www.softex.br) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) (www.apexbrasil.com.br). Sua realização conta também com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Integraram a delegação nacional a Brazil Startups, STA Holding, PhDSoft, FTS, HDI Brasil, Enttry Softwares, TI Rio, Sebrae-RJ, Alternativa, JCM, Sidetech, I2bg, Softex Recife e ITS.

Entendendo Portugal como uma porta de entrada para as empresas interessadas em operar não apenas na Europa, mas também na África, a SOFTEX, através de seu Agente no Rio de Janeiro, a RioSoft, iniciou há três anos um projeto de aproximação entre companhias de ambos os países. Em 2010, foi firmado um termo de cooperação com a Inova Ria (Associação de Empresas em Aveiro), para fomentar a criação de alianças entre companhias portuguesas e brasileiras.

Programação
Como ocorreu na edição anterior, a programação inclui visitas técnicas, reuniões sobre setores específicos, entre os quais o de petróleo; conferências e rodadas de negócios entre companhias brasileiras, portuguesas, francesas e inglesas. “A ideia é criar uma presença forte da TI brasileira na Europa. Queremos fazer parte do calendário de negócios do TI na Comunidade Europeia. O Rio Info Portugal é uma forma de integrar a comunidade empreendedora de Portugal com Brasil e outros países europeus”, afirma o coordenador do evento, Alberto Blois.

No dia 19 de junho, em Lisboa, os empresários do setor de petróleo participaram de uma visita técnica. No dia 20, em Aveiro, com parceria da Inova Ria, foram realizados encontros empresariais com objetivo de promover parcerias entre organizações de ambos os países. A delegação seguiu para a cidade do Porto onde, no período da manhã do dia 21, foi realizada uma visita ao polo de tecnologia da região e uma conferência, além de reuniões dinâmicas e uma rodada de negócios com empresas brasileiras, portuguesas, francesas e inglesas. O período da tarde foi dedicado a uma visita ao estádio do Porto para apresentação das demandas de soluções e do modelo de tecnologia de negócios.

CONHEÇA A SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

CONHEÇA A APEX-BRASIL (www.apexbrasil.com.br) – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil é uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A Apex-Brasil apoia, atualmente, 13 mil empresas, de 81 setores produtivos da economia brasileira que exportam para mais de 200 mercados. Por meio de iniciativas realizadas em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial e produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) espalhados pelo mundo. Esses centros funcionam como plataformas destinadas a auxiliar o processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. A Apex-Brasil preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA).

CONHEÇA A RIOSOFT (www.riosoft.softex.br) – A RIOSOFT foi fundada em 1993 a partir do Programa SOFTEX 2000, com a combinação de ideais da classe empresarial atuante em Tecnologia da Informação e a vontade política da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, contando também com o apoio do SEBRAE-RJ, da ASSESPRO-RJ e do SEPRORJ. Em outubro de 2002, a RIOSOFT foi habilitada como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, qualificação jurídica prevista na Lei nº 9790/99, o que permite firmar Termos de Parceria com órgãos públicos sem a ingerência da Lei nº 8666, pleitear recursos da Lei de Informática e dos Fundos Setoriais, além de outras iniciativas. A RIOSOFT participa ativamente da articulação institucional desenvolvida pelas diversas organizações de governo e iniciativa privada no intuito de fortalecer o segmento de software no Rio de Janeiro. São exemplos destas iniciativas: o RIO CONHECIMENTO, o RIO TECNOLOGIA e a REDE SOFTWARE RIO. Todos os programas buscam o apoio dos governos, das instituições promotoras e das de fomento, além das entidades de classe e suas empresas, para transformar o Rio de Janeiro em um grande pólo de tecnologia da informação. Cumprindo sua principal missão de apoiar as empresas produtoras de software do Rio de Janeiro, a RIOSOFT desenvolve atividades educacionais em diversos níveis, proporcionando às empresas e seus colaboradores oportunidades contínuas de atualização do conhecimento e aprimoramento de competências, além de projetos e programas focados em qualidade de processos e produtos.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s