Faleceu o jornalista brasileiro Ivan Lessa

[Texto publicado no Estadão] O jornalista e escritor Ivan Lessa morreu nesta sexta-feira, aos 77 anos, em Londres, onde vivia. A informação foi oficializada pela BBC Brasil, da qual ele era colunista desde janeiro de 1978.

Naquele ano, Ivan deixou o Brasil para se radicar na capital britânica. Ele publicava três colunas semanais no site da BBC, sendo a última delas divulgada na manhã da última sexta-feira sobre Orlando Porto, um escritor francês.

Filho do também escritor Orígenes Lessa, Ivan foi editor e um dos primeiros colaboradores de “O Pasquim”, famoso pela oposição feita ao governo da ditadura militar. Ele escrevia, entre outras, a coluna “Gip Gip Nheco Nheco”.

Ivan tem três livros publicados: Garotos da Fuzarca (1986), Ivan Vê o Mundo (1999) e O Luar e a Rainha (2005). A causa da sua morte ainda não é conhecida.

O escritor também trabalhou na TV Globo e foi colaborador de várias publicações brasileiras, entre as quais estão as revistas Senhor, Veja e Playboy, e os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e o Jornal do Brasil.

[Texto publicado por Pedro Mexia] «Nelson Rodrigues, Paulo Francis, Ivan Lessa, três brasileiros com pouca paciência para muitos dos seus compatriotas, três dos cronistas do lado de lá que me habituei a ler, postumamente, tardiamente, ou em directo, no caso de Lessa, «o carioca londrino» que escrevia para a BBC e que agora morreu. Quando estive no Brasil comprei os três livros dele, e mais uma vez fiquei com inveja daquele género de jornalismo brasileiro, praticado por exemplo na revista Senhor (1959-64) e no jornal O Pasquim (1969-91), um jornalismo culto e rezingão, sarcástico e exacto. Lessa era ainda por cima um óptimo memorialista, que vivia num Brasil mental, do Brasil real tinha-se afastado há décadas, era um europeu de empréstimo, civilizado e céptico, como quase todos os brasileiros de quem gosto, a começar pelo Bruxo do Cosme Velho.»

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s