AEP promove visita empresarial à Colômbia e ao Peru

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, com o objetivo de apoiar as empresas portuguesas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a promover uma participação nacional conjunta na Missão Empresarial à Colômbia e Peru 2012, que decorrerá em Bogotá e Lima entre 13 e 21 de Outubro de 2012. A iniciativa decorre no âmbito do seu projeto de internacionalização “Business on the Way 2012”, financiado pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Neste contexto, a AEP convida as empresas interessadas a fazerem parte da representação portuguesa e a participar nesta ação, para a qual solicita o envio do Formulário de Inscrição on-line. Os valores apresentados no formulário incluem o co-financiamento no âmbito do QREN.

A economia da Colômbia é a quarta maior da América Latina, atrás do Brasil, México e Argentina, e a vigésima nona maior economia do mundo, em termos de PIB, sendo o terceiro país mais populoso da América Latina, depois do Brasil e do México. O presidente definiu cinco motores principais para estimular o crescimento da economia do país: indústrias extrativas; agricultura; infra-estruturas; construção de habitação; e inovação tecnológica. O país é o terceiro exportador de petróleo para os Estados Unidos. É também um dos países mais ricos em recursos naturais da América do Sul. Além do petróleo, os principais produtos exportados são o carvão – com as maiores reservas da América Latina – café, cana-de-açúcar, ouro, esmeraldas – primeiro produtor mundial – produtos químicos e têxteis e couro.

Setores com oportunidades de negócio na Colômbia: Infraestruturas – nos próximos anos esperam-se investimentos superiores a 35 milhões de dólares, no sector da energia – está a levar-se a cabo vários projetos relacionados com geração de energia até 2018, nomeadamente centrais hidroeléctricas. No sector da construção existe um aumento importante da procura de habitação, especialmente para estratos sociais mais baixos. Existem também oportunidades na área do software. Adicionalmente, há que ter em conta a importância das zonas francas na Colômbia, que aportam condições mais favoráveis para empresas que apostem no investimento de capital e de mão-de-obra.

O Peru é um país relevante para o investimento estrangeiro, em virtude da riqueza dos seus recursos naturais. Apresenta solidez macroeconómica, tem um clima favorável para o investimento e é uma economia adaptada ao processo de globalização, com acesso preferencial aos maiores mercados mundiais. O crescimento económico registado na última década é provavelmente o período de mais êxito de toda a história económica do país, sendo uma das dez economias do mundo que conseguiram maior crescimento nos últimos anos. Segundo as últimas previsões, o crescimento previsto para 2012 rondará os 5,5%. Além disso, na última década, o Peru registou uma das menores taxas de inflação anual na América Latina.

Setores com oportunidades de negócio no Peru: o agronegócio; sector pesqueiro, florestal, têxtil, mineiro, energia, saúde, petroquímico, transportes, turismo, e imobiliário, incluindo todos os sectores coadjuvantes desde os materiais de construção, ao mobiliário e decoração.

Mais informações: Condições de Participação | Formulário de Inscrição | Mercado Colômbia | Mercado Peru |Elegibilidade QREN

Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Uma resposta a AEP promove visita empresarial à Colômbia e ao Peru

  1. Pingback: AEP promove visita empresarial à Colômbia e ao Peru | Casa da … | Info Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s