Abertas inscrições até 14 de Maio para colóquio sobre Constituição de Cádis

Data: 17 de maio (quinta-feira)
Local: Instituto Cervantes (9h30-13h00) e Assembleia da República* (18h00-20h00)

* Entrada para a sessão da Assembleia da República sob confirmação (213 947 350 ou reservas@casamericalatina.pt) até 14 de maio, no limite dos lugares disponíveis

O Instituto Cervantes, a Casa da América Latina e o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM-UNL), em colaboração com a Assembleia da República, apresentam no dia 17 de maio um colóquio internacional comemorativo dos 200 da Constituição de Cádis.

O colóquio terá lugar no Instituto Cervantes (manhã), de onde se destaca a conferência pelo Professor Fernando García de Cortázar da Universidade de Deusto, em Bilbau. Da parte da tarde, na Assembleia da República, haverá intervenções do Secretário de Estado da Cultura de Espanha José Maria Lassalle, do seu homónimo português Francisco José Viegas, do historiador José Pacheco Pereira, do constitucionalista Jorge Miranda, do deputado português Sérgio Sousa Pinto e dos deputados espanhóis Pedro Ramón Gómez de la Serna (PP) e Juan Moscoso (PSOE).

¡Viva la Pepa! é o grito lançado em 19 de março de 1812 (dia de São José) proclamando a adesão à Constituição de Cádis (popularmente conhecida como La Pepa). Rapidamente assumido e disseminado em circunstâncias particularmente difíceis, este grito foi talvez o primeiro slogan político da época contemporânea.

Celebrando os duzentos anos da Constituição de Cádis (1812), este colóquio reunirá especialistas – entre historiadores, juristas e políticos – do espaço ibero-americano para uma reflexão aprofundada sobre a importância daquela Constituição no passado, presente e futuro destes países. O seminário tem início no Instituto Cervantes e termina na Assembleia da República, onde as questões da Constituição e da soberania serão os temas em destaque.

Veja o programa do evento.

Comissão organizadora:
Olvido Salazar-Alonso (Instituto Cervantes)
Maria Xavier (Casa da América Latina)
Pedro Cardim (Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Conhecimento. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s