Mário Vilalva. Portugueses nunca tiveram apoio político para exercer diplomacia económica

Entrevista ao Embaixador do BrasilÉ embaixador do Brasil em Portugal há um ano, mas já tinha estado ao serviço da embaixada em Lisboa há 20 anos. Diz que as diferenças “são notórias”. Talvez porque a mais nova das suas quatro filhas é portuguesa, Mário Vilalva olha mais para o futuro que para o passado. E o futuro, vê-o com bons olhos. A visão de um país que já provou a receita que o FMI está a aplicar a Portugal e cuja economia cresce hoje a 4,5% ao ano.

Que comparação faz entre Portugal de 1991 e Portugal 20 anos depois?

O meu primeiro contacto com Portugal foi em 1980. Estava então na nossa embaixada em Washington, nos Estados Unidos, e vim a Lisboa para uma reunião multilateral.

E o que viu?

Não fiquei muito bem impressionado: encontrei um país muito deprimido, que não tinha claros os seus rumos, um país afectado por questões económicas. Estavam a ser desmontadas as antigas estruturas e as novas ainda não estavam suficientemente consolidadas.

Voltou em 1991 e ficou três anos…

Encontrei uma diferença brutal, da água para o vinho.

Em quê?

Em tudo! Era um país colorido, ao contrário do que tinha conhecido em 1980. A feição das pessoas era outra, havia outro ambiente no país, e a diferença foi muito impactante.

E agora?

Agora, vivendo novamente em Portugal, passados 20 anos, encontrei uma diferença maior ainda. Um país renovado, com uma estrutura excelente, com as cidades do Interior muito bem arranjadas e um outro sentido de vida, nas famílias, nas pessoas. Claro que o país está a atravessar uma crise financeira, mas não se trata de uma crise de bases. Consolidou-se, como membro da União Europeia e como parceiro internacional importante, fiável, actuante. E vai sair desta crise, depois do período de ajustamento, e tenho a certeza que sairá fortalecido.

Leia mais

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s