Conferência, “Portugal e a América Latina, uma parceria estratégica para o século XXI”

conferência “Portugal e a América Latina, uma parceria estratégica para o século XXI”O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Portas participou no dia 27 de Janeiro, na conferência, “Portugal e a América Latina, uma parceria estratégica para o século XXI” organizada pela Casa da América Latina em parceria com a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria, AIP-Feiras Congressos e Eventos e Fundação AIP, onde afirmou que os países latino-americanos são uma das opções europeias para escapar à crise financeira.

conferência “Portugal e a América Latina, uma parceria estratégica para o século XXI”“Já houve décadas em que se dizia que a América Latina era parte do problema. É justo dizer que, nesta crise financeira que estamos a viver, a América Latina não é parte do problema, é parte da solução. O mundo europeu tem hoje dificuldades de crescimento e, se olharem para os conjuntos de países da América Latina encontrarão um dos exemplos de crescimento económico mais exponencial que hoje temos no mundo”, salientou Paulo Portas. A importância e o valor económico da língua, foi outro dos temas abordado pelo governante.

Conferência “Portugal e a América Latina, uma parceria estratégica para o século XXI”A conferência contou ainda com as participações de António Costa, Presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina, dos presidentes Jorge Rocha de Matos da Fundação AIP e José Eduardo Carvalho da AIP-CCI.

Rocha de Matos sublinhou a importância das empresas do universo AIP no fortalecimento das relações entre Portugal e a América Latina, destacando o crescente interesse do sector empresarial português nos mercados latino-americanos. O líder empresarial destacou igualmente o início de um ‘road show’ a organizar com a CAL, as Associações Empresariais Regionais e embaixadas latino-americanas, a percorrer o país numa ação de divulgação das potencialidades empresariais nacionais e oportunidades de investimento mutuo dos e em países da América latina.

António Costa referiu-se à parceria com a AIP, no sentido desta associação ser a “montra do país para o mundo”, e a CAL como uma plataforma de contactos e encontros, estimulando parcerias quer ao nível cultural quer empresarial. Referindo-se à importância da Casa da América Latina nesse estreitamento de relações culturais, mas também as económicas entre a América Latina e Lisboa, destacou o papel fundamental do Embaixador da Argentina – Jorge Faurie, vice-presidente da CAL em todo este processo. O presidente da CAL terminou anunciando a continuação deste ciclo de conferências que ora se iniciou, com a próxima iniciativa, intitulada “Ibero-america: uma conversa com Enrique Iglesias” a decorrer em Lisboa, no MUDE, com a participação de Enrique Iglesias, secretário-geral da Secretaria Geral Ibero-americana, já na próxima sexta-feira, dia 03 de Fevereiro.

Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s