Filme chileno “De Jueves a Domingo” vence IndieLisboa 2012

O filme chileno De Jueves a Domingo, da realizadora Dominga Sotomayor, recebeu o Grande Prémio do IndieLisboa 2012. Na 9ª edição do festival de cinema independente mundial, o filme, que narra a viagem de um fim-de-semana em família entre Santiago e o norte do Chile, valeu à realizadora o prémio de 10 mil euros. De Jueves a Domingo é a primeira longa metragem de Dominga Sotomayor.

No filme, tudo começa numa quinta-feira, quando Lucía (de 9 anos) e o irmão Manuel (de 5) vão passar umas mini-férias com os pais, Fernando e Ana, viajando no pequeno carro da família até ao norte do Chile. O objetivo principal dos dias de viagem em família é encontrar uma pequena parcela de terra comprada há muito pelo pai de Fernando. Com isso em mente, a viagem acaba por se transformar numa espécie de despedida da vida de uma família unida, amplamente vista através dos olhos de Lucía. No carro, a mãe e o pai evitam falar diretamente um com o outro e os silêncios inquietantes criam uma atmosfera tensa, embora os pais não estejam cientes de como isso afecta os filhos. Esta é a história de uma viagem em família, sob uma perspetiva distante e fragmentada, tal como é a absorvida pelo olhar das crianças.

Entre os restantes filmes premiados contam-se outros de origem latino-americana: o brasileiro Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, recebeu uma menção honrosa; o também brasileiro Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban, foi um dos quatro escolhidos para o Prémio Onda Curta; e o Grande Prémio para curta metragem foi atribuído a Kiro Russo, realizador de Juku.

About these ads
Esta entrada foi publicada em Artes. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s